VIABILIDADE ECONÔMICA NA PRODUÇÃO DE NOVILHAS SUPERPRECOCE
Resumo
Na produção de bovinos de corte as fêmeas são à base do sistema produtivo. Sendo assim, essa classe precisa de atenção nos âmbitos nutricionais, sanitário e de manejo para que não se tenha comprometimento nas fases seguintes do sistema de produção. As novilhas de reposição são fundamentais para manter o tamanho do rebanho constante, assim como permitir o melhoramento ou modificação da base genética (BAGLEY, 1993).
O Brasil conta com aproximadamente 70 milhões de fêmeas em idade reprodutiva e produz apenas 45 milhões de bezerros por ano, onde 65% são de taxa de desmame. Portanto o manejo de novilhas na fase de cria destinado para reposição deve ser direcionado a fatores que estimulam os processos fisiológicos, hormonais e metabólicos que desencadeiam a puberdade (BARUSELLI et al., 2013).
A maior parte dos sucessos em produção e reprodução inicia-se com uma boa qualidade em manejo, sanidade e nutrição. Sendo que a nutrição é geralmente o fator mais importante (WILTBANK, 1994). Segundo Faria (1999), pode-se observar uma relação direta entre idade, peso e eficiência reprodutiva de novilhas, refletindo na manifestação da puberdade dessas e, consequentemente, no aparecimento do primeiro cio fértil e diminuindo da idade do primeiro parto.
Além de uma nutrição, manejo e a técnica de desmame precoce, utiliza-se a biotecnologia, na qual é de suma eficácia como o método de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) intensifica a eficiência reprodutiva dos rebanhos por meio da indução hormonal e sincronização da ovulação das fêmeas. Estudos mostram que houve grande aumento no número de inseminações realizadas no território brasileiro (FARIA, 1999).
A precocidade pode ser aplicada por métodos simples como observação de cio, registros reprodutivos, alimentação adequada e seleção. A produção de novilhas superprecoces traz vantagens na bovinocultura como, por exemplo, reduz a idade ao primeiro parto, reduz a idade de abate e consequentemente da vida produtiva, aumenta a taxa de progresso genético através da redução do intervalo de gerações, bem como a diminuição do custo do animal na propriedade, possibilitando alcançar a máxima produtividade que o animal pode oferecer, trazendo como consequência um maior retorno financeiro ao produtor (CORDEIRO; SOUZA; SATRAPA, 2016).
O objetivo principal de um sistema de cria e recria de reposição é desenvolver novilhas que tenham alcançada a puberdade e ciclem regularmente antes do início da primeira estação de acasalamento (CEZAR; EUCLIDES FILHO, 1996).
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.