Educação física e as atividades lúdicas

o caso do fator motivacional

  • Everton Cardoso Borges Borges Univar - Centro Universitário do Vale do Araguaia
Palavras-chave: Atividades lúdicas, Educação Física, Motivação

Resumo

Na Educação Física Escolar, a necessidade de aulas dinâmicas, remete à utilização do lúdico como estratégia pedagógica. Desta forma, fez-se necessário por meio desta pesquisa, identificar e compreender se as práticas pedagógicas do professor de Educação Física, estão voltadas para a ludicidade e se as atividades aplicadas são fatores motivacionais para os alunos. Para a viabilidade da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, aplicado numa escola estadual na cidade de Aragarças - GO, contendo no questionário sete perguntas para cinquenta alunos dos 7° aos 8° anos do ensino fundamental e outro questionário com oito questões para o professor da instituição. Concluiu-se que as atividades lúdicas aplicadas dentro do contexto escolar, cuja atuação do docente ao lançar mão dos jogos e brincadeiras nas aulas, possibilita um envolvimento significativo dos alunos nas práticas pedagógicas conduzindo-os a um período maior de motivação, propiciando um aprendizado satisfatório nos aspectos cognitivos, afetivos e motores.

Publicado
2021-04-05
Seção
Ciências Humanas