Educação física e as atividades lúdicas
o caso do fator motivacional
Resumo
Na Educação Física Escolar, a necessidade de aulas dinâmicas, remete à utilização do lúdico como estratégia pedagógica. Desta forma, fez-se necessário por meio desta pesquisa, identificar e compreender se as práticas pedagógicas do professor de Educação Física, estão voltadas para a ludicidade e se as atividades aplicadas são fatores motivacionais para os alunos. Para a viabilidade da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, aplicado numa escola estadual na cidade de Aragarças - GO, contendo no questionário sete perguntas para cinquenta alunos dos 7° aos 8° anos do ensino fundamental e outro questionário com oito questões para o professor da instituição. Concluiu-se que as atividades lúdicas aplicadas dentro do contexto escolar, cuja atuação do docente ao lançar mão dos jogos e brincadeiras nas aulas, possibilita um envolvimento significativo dos alunos nas práticas pedagógicas conduzindo-os a um período maior de motivação, propiciando um aprendizado satisfatório nos aspectos cognitivos, afetivos e motores.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.