Fatores causais do estresse docente
uma análise de professores da rede pública de educação do município de Pontal do Araguaia - MT
Resumo
Atualmente, o estresse e os seus prejuízos constituem tema central de diversas discussões e estudos. Neste cenário, uma profissão caracterizada por elevados níveis de estresse é a docência, que engloba funções complexas e burocráticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar o estresse de professores atuantes da rede pública de Pontal do Araguaia – MT. Trata-se de uma pesquisa observacional descritiva, com coorte transversal. Foram incluídos 30 participantes, de ambos os gêneros. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de um questionário semi-estruturado, que abordou do estresse na docência, patologias desta condição e estratégias para minimizá-las. Os desfechos demonstraram que as questões que mais apresentaram nível de estresse referem-se ao salário (57%), seguido do relacionamento professor-aluno (50%). Para minimizar tal condição é imprescindível que haja mudanças no sistema político que vise às melhorias trabalhistas, bem como, atuação de equipe multidisciplinar que atenda necessidades psicossociais específicas deste perfil de população.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.