DESEMPENHO DE CORDEIROS CONFINADOS RECEBENDO DIETAS ACRESCIDAS DE ADITIVOS
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho de cordeiros confinados, submetidos a dietas acrescidas de monensina, virginiamicina ou sua associação. Foram utilizados 16 borregos ½ Dorper x Sem raça definida, com 4 meses de idade e peso corporal de aproximadamente 27 kg, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, confinados por 70 dias recebendo aditivos na alimentação: Dieta controle (Sem adição de aditivos), dieta com 25,0 mg de monensina (MO)/kg MS; 25,0 mg virginiamicina (VIR)/kg MS; 25,0 mg MO + 25,0 mg VIR/kg MS. Não foi observado influência da adição da MO e VIR no desempenho dos animais, no entanto para os períodos avaliados observou-se diferença em relação a conversão alimentar e ingestão de matéria seca no período final de avaliação. A adição de 25,0 mg de MO, VIR e 25,0 mg MO + 25,0 mg VIR/kg MS não apresenta efeito no desempenho produtivo de cordeiros Dorper x SRD confinados. Sugerem-se estudos com níveis acima do que foram administrados.
Autorizamos a publicação deste artigo e concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1984-431X) do Centro Universitário do Vale do Araguaia e nos comprometemos em cumprir as seguintes normas estabelecidas no Edital desta revista:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele não possuindo nenhum conflito de interesse com o tema abordado;
- Todos os autores participaram da concepção e revisões que resultaram neste artigo submetido para apreciação da Comissão Editorial da Revista Eletrônica Interdisciplinar, inscrita sob o ISSN 1984-431X para fins de publicação;
- Declaramos que o artigo é original e, que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou que tenha sido publicado em outro periódico científico de forma total ou parcial.