EFEITO DOS EXTRATOS FOLIARES DE EUCALIPTO, PINUS E NIM INDIANO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CAPIM MASSAI (Panicum maximum cv. Massai)
Resumo
O objetivo foi avaliar os efeitos alelopáticos dos extratos de folhas de Nim, Pinus e Eucalipto sobre a germinação e vigor de plântulas de capim-Massai. O experimento foi conduzido em laboratório de solos, com quatro tratamentos e cinco repetições. Foram colocadas 100 sementes por gerbox forrada com papel para germinação. As parcelas experimentais foram levadas à câmara de germinação com condições controladas. A primeira coleta de dados foi feita com 10 dias avaliando somente plantas com tamanho maior ou igual a dois centímetros e a segunda e última com 28 dias avaliando o número de plantas normais e anormais. A análise estatística evidenciou potencialidades alelopáticas principalmente do extrato de Pinus sobre a germinação da forrageira do Capim-Massai. Desta forma constatou-se que extratos usados podem atuar de forma negativa tanto na germinação como no desenvolvimento inicial.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.