EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UTI
IMPACTOS DA FORMAÇÃO TÉCNICA E ACADÊMICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os impactos da formação acadêmica dos profissionais de enfermagem em sua atuação profissional, com ênfase nos comportamentos e reflexos psicológicos que essa qualificação pode desencadear no atendimento dentro da Unidade de Terapia Intensiva. Caracterizou-se por uma pesquisa descritiva quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado que foi respondido por 25 profissionais de enfermagem que atuam no Hospital Municipal de Barra do Garças. Os resultados apontam que as competências necessárias ao exercício da profissão não são apenas técnicas, sendo necessário o desenvolvimento de competências psicológicas e relacionais. Os dados levantados foram comparados com estudos bibliográficos, apontando que a formação desses profissionais não atende às necessidades do exercício da profissão. Verificou-se também a necessidade de transformações nos cursos de formação e investimentos na formação continuada desses profissionais.
Autorizamos a publicação deste artigo e concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1984-431X) do Centro Universitário do Vale do Araguaia e nos comprometemos em cumprir as seguintes normas estabelecidas no Edital desta revista:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele não possuindo nenhum conflito de interesse com o tema abordado;
- Todos os autores participaram da concepção e revisões que resultaram neste artigo submetido para apreciação da Comissão Editorial da Revista Eletrônica Interdisciplinar, inscrita sob o ISSN 1984-431X para fins de publicação;
- Declaramos que o artigo é original e, que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou que tenha sido publicado em outro periódico científico de forma total ou parcial.