A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
É cada vez mais comum nas escolas o uso do termo ludicidade como instrumento necessário para a realização de atividades que vão ao encontro dos alunos. A necessidade de aulas dinâmicas e significativas, remete à utilização do lúdico como vertente a ser trabalhada nos anos iniciais do ensino fundamental. Fez-se então, a necessidade da pesquisa, cujo objetivo foi identificar e compreender a ludicidade como fator motivacional para os alunos. Concluiu-se que as atividades lúdicas são essenciais no meio escolar, cuja atuação do docente ao lançar mão deste instrumento em sua prática pedagógica, possibilita um envolvimento significativo das crianças na realização das atividades, conduzindo-as a um período maior de motivação, propiciando um aprendizado extremamente relevante nos aspectos cognitivos, afetivos e motores.
Autorizamos a publicação deste artigo e concordamos que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Revista Eletrônica Interdisciplinar (ISSN 1984-431X) do Centro Universitário do Vale do Araguaia e nos comprometemos em cumprir as seguintes normas estabelecidas no Edital desta revista:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele não possuindo nenhum conflito de interesse com o tema abordado;
- Todos os autores participaram da concepção e revisões que resultaram neste artigo submetido para apreciação da Comissão Editorial da Revista Eletrônica Interdisciplinar, inscrita sob o ISSN 1984-431X para fins de publicação;
- Declaramos que o artigo é original e, que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou que tenha sido publicado em outro periódico científico de forma total ou parcial.