CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ELO DECISÓRIO PARA O SUCESSO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO ESPAÇO ESCOLAR
Resumo
A aprendizagem escolar é alvo de constantes pesquisas, em razão disso, muitos autores defendem a psicomotricidade enquanto um elemento de grande importância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. A psicomotricidade enquanto ciência, adota como finalidade desempenhar contribuições de forma expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, tendo como principal finalidade o incentivo a prática de movimentos em todos os estágios vida. O problema dessa pesquisa se consiste em identificar “quais são as contribuições da psicomotricidade para a educação e formação humana?”. Assim, também se criou objetivos a serem atingidos, sendo: conceituar a psicomotricidade enquanto ciência e desempenho individual; relacionar os aspectos motores a aprendizagem; verificar as contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento humano, expondo-o como um elo decisório para o desenvolvimento educacional. Sob essa ótica, é necessário que a psicomotricidade seja vivenciada ainda na infância, visto que nesse momento o repertório de movimentos é estimulado com maior facilidade. Para atender as expectativas, o estudo se inseriu na metodologia de pesquisa bibliográfica, apontando cunho qualitativo para atender os objetivos propostos. É evidente a importância do assunto, visto que contribui especialmente para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e promoção de uma educação baseada em uma perspectiva inovadora e de total qualidade.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.