FATORES QUE GERAL GRANDE DEMANDA DE ATENDIMENTOS À IDOSOS NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO ARAGUAIA – UNIVAR
Resumo
Desenvolver ações de saúde bucal direcionadas a grupos populacionais, como os idosos, exige conhecimento da sua condição epidemiológica. Nesse sentido, a utilização de levantamentos epidemiológicos torna-se uma ferramenta fundamental para garantir a saúde bucal. O intuito dessa pesquisa foi avaliar, segundo o índice CPOD, os fatores que geram a grande demanda de idosos nos atendimentos da Clínica Odontológica do Centro Universitário do Vale do Araguaia – UNIVAR. A pesquisa constituiu-se de análise de prontuários para averiguação do índice CPOD de pacientes idosos que procuravam algum tipo de tratamento odontológico na clínica. Verificou-se que o principal fator que gera a grande demanda de idosos nos atendimentos da clínica relaciona-se com a baixa escolaridade, pois quanto menor o nível escolar, maior é a prevalência de cárie, de obturações e de perdas dentárias. Também, observou-se a maior demanda pelo público feminino, o qual é responsável pelo maior número de obturações e perdas dentárias.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.