PREVALÊNCIA DE BRUXISMO EM MILITARES DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE BARRA DO GARÇAS E SUA ASSOCIAÇÃO COM O ESTRESSE EMOCIONAL
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de bruxismo em militares do corpo de bombeiros militar da cidade de Barra do Garças que atuam em áreas operacionais ou administrativas, de ambos os sexos, verificando a existência de associação com o estresse. Foram avaliados 28 militares com tempo de serviço entre 06 e 17 anos que foram submetidos ao Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp, a exames clínicos e à anamnese. Observou-se a prevalência de 54% de militares com bruxismo, onde o grupo operacional foi o mais acometido. Onze pacientes apresentaram sintomas de estresse, dos quais 12% sem e 53% com evidências clínicas de bruxismo associado ao estresse emocional bem como 35% com evidencias clinicas de bruxismo porem sem estresse emocional. Houve uma correlação positiva entre o estresse e o bruxismo. A prevalência de bruxismo encontrada na amostra foi maior do que a apresentada na literatura para a população em geral.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.