PÓS-COLHEITA DE HASTES FLORAIS DE GOIVO (Matthiola Incana L.) SUBMETIDAS A DIFERENTES SOLUÇÕES CONSERVANTES DE MANUTENÇÃO
Resumo
O objetivo foi avaliar a qualidade e a durabilidade em pós-colheita das hastes florais de goivo submetidas a diferentes soluções conservantes de manutenção (SC). O experimento foi casualizado, com nove SC compostas por água destilada, sacarose, hipoclorito de sódio e produtos comerciais. Avaliou-se a qualidade (nota e índice), desidratação e absorção das SC. Verificou-se boa durabilidade das hastes com desidratação média de 45% ao longo dos nove dias de avaliação em pós-colheita. Concluiu-se que as SC compostas por água destilada somada aos produtos comerciais, mantiveram por 7,2 dias a durabilidade comercial das hastes de goivo, sendo essas indicadas como SC.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.