PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA VARIAÇÃO ENTRE TER E HAVER NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Kelly Cristhel do Nascimento Pimentel
  • Telmo de Maia Pimentel
Palavras-chave: Ensino, Ter e haver, Variação

Resumo

A comprovação de que a língua é um organismo vivo sujeito a variações e mudanças tem proporcionado a mais ampla difusão de análises na área da Linguística. A língua é um objeto social variável e passível de sistematização. Assim, neste trabalho apresentamos uma proposta didático pedagógica para o ensino da variação de ter e haver na educação básica. O objetivo é apresentar atividades que priorizem a formação de um estudante crítico que seja capaz de enxergar, mesmo em usos não padrão, a possibilidade de produzir sentidos em contextos variados da língua. Além disso, a sala de aula deve ser um laboratório de linguagem em que os próprios estudantes são os investigadores, com essa estratégia o ensino de gramática pode ser mais significativo.

Publicado
2022-12-12
Seção
Ciências Humanas