PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Leandro Jesus Guimarães
  • Everton Cardoso Borges Borges Univar - Centro Universitário do Vale do Araguaia
  • Tatiana Lima de Melo
  • Anderson Assis de Faria
Palavras-chave: Formação inicial, Práticas pedagógicas, Psicomotricidade

Resumo

A abordagem da psicomotricidade é fundamental para o desenvolvimento da criança na vida escolar e o professor de educação física possui a grande importância de sistematizá-la em suas aulas para auxiliar o educando em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Para proporcionar esta vivência o professor necessita obter conhecimento sobre a importância da psicomotricidade na vida do aluno e sistematizá-la em suas aulas, por isso o estudo teve o objetivo de verificar o conhecimento dos professores de Educação Física em escolas de Barra do Garças a respeito da psicomotricidade, e se ela é aplicada como recurso prático pedagógico em suas aulas a fim de proporcionar o desenvolvimento integral no educando. Os professores entrevistados possuem o conhecimento da abordagem e ressaltam sua importância na vida da criança na fase escolar, porém necessitam elaborar aulas com mais qualidade a fim de proporcionar o desenvolvimento integral do educando.

Publicado
2022-12-15
Seção
Ciências da Saúde