INFLUÊNCIA DO SEDENTARISMO E DO TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA NA QUALIDADE DE VIDA

Palavras-chave: Obesidade, Qualidade de Vida, Alimentação, Atividade Física

Resumo

O sedentarismo, caracterizado pela falta de atividade física, o transtorno da compulsão alimentar periódica, marcado por episódios descontrolados de ingestão excessiva de alimentos. A escolha do tema é justificada pela relevância do assunto, sua prevalência crescente. O objetivo do artigo é evidenciar como sedentarismo associado a alimentação periódica influenciam na qualidade de vida do ser humano. A metodologia faz uma revisão de literatura com abordagem bibliográfica. Em suma o assunto é visto como um grave problema de saúde que deve ser cuidado com uma equipe interdisciplinar para obter qualidade de vida através de diversas opções que se adaptem ao indivíduo.

Biografia do Autor

Paula Paraguassú Brandão, Universidade Estácio de Sá

Nutricionista e Pós-doutora. Tem Graduação em Nutrição (UERJ-2005), Mestrado (2007), Doutorado (2010) em Ciências (FisClinex-UERJ) e Pós-Doutorados: PACC/UFRJ/Coventry University UK (2014); PPGENFBIO/UNIRIO (2016). Tem Especializações: Nutrição Esportiva pela UFRJ (2009); Gastronomia Funcional pela UniSUAM (2015); Fitoterapia pela Estácio (2016). Foi Professora Visitante do Programa de Doutorado PPGEnFBio/UNIRIO (2018 - 2020). É Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição na Estácio de Sá Campus Centro I - Presidente Vargas, Professora da Universidade Celso Lisboa - UCL (desde 2006) e da Estácio de Sá (desde 2019) e de pós-graduações: FINAMA/FCC/PA (desde 2017); UNIT/SE (desde 2018); UCAM/RJ online (desde 2019); UFRJ/EEFD (desde 2017). Foi nutricionista e encarregada de saúde na Marinha do Brasil (2011 2018); Clube Ginástico Português (2007 2010). Nutricionista da Equipe Amazonas Bike de Ciclismo (desde 2005); Nutricionista e Diretora de Saúde da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ de 2009 a 2016). Pesquisadora integrante do LaNuBE e do LABIMH/UNIRIO, Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7440515968891360. É Pesquisadora Colaboradora (PPGEnFBio/UNIRIO desde 2020), International Human Motricity Network (desde 2012), Rede Acadêmica Dialogos en Mercosur (desde 2020). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica e Esportiva, atuando principalmente como pesquisadora nos seguintes temas: Controle de peso, Nutrição Esportiva de alto rendimento, Transtornos Alimentares. 

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Augusto Motta

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Pesquisador Voluntário no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

Carlos Alberto Feitosa dos Santos, Universidade Ibirapuera

Mestrando em Psicologia, área de concentração em Psicossomática no quarto semestre pela Universidade Ibirapuera - UNIB (2023). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2015). Graduado em História e Geografia pela Universidade Vale do Acaraú - UVA (2005). Pós Graduado Lato Sensu em Educação e Recuperação de Dependentes Químicos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2006). Pós graduado Lato Sensu em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá (2011) e Pós graduado Lato Sensu em Psicologia do Trabalho pela Universidade 7 de Setembro(2016). Professor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará - AESP de 2007 a 2023. Técnico em Segurança do Trabalho e Funcionário Público Estadual lotado na Policia Militar do Ceará. Experiência em docência, atendimento clínico com capacitação em Psicoterapia Breve (PB) e na área Organizacional e do Trabalho. 

Mauro Antonio Monteiro Brandão, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual do Pará (1994). Tem experiência na área de Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. 

Cristina Brust, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física - licenciatura plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2004),especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde - UFSM (2006), especialização em Gestão Escolar - FAVENI (2016), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2008) e atualmente é Doutoranda na mesma instituição. É professora efetiva de educação física escolar do estado de SC e também do município de Palhoça/SC. 

Publicado
2024-07-02
Seção
Ciências da Saúde