PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE E CORRELAÇÃO COM NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E PERFIL NUTRICIONAL EM ESCOLARES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL
Resumo
OBJETIVO: Verificar a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares e correlacionar com a atividade física habitual e perfil nutricional. METODOLOGIA: Estudo transversal, utilizando questionário contendo escolaridade, sexo, idade, hábitos alimentares e de lazer, recordatório alimentar de 24h e questionários de atividade física. Para o índice de massa corpórea (IMC), foram coletados peso e altura. RESULTADOS: Participaram 266 estudantes, 45,2% estavam com excesso de peso e 48,12% eram insuficientes ativos. Não foi observada relação entre IMC acima do normal, perfil alimentar e nível de atividade física (C=0,086, p=0,34). Foi observada relação entre IMC dentro da normalidade e nível de atividade física (C=0,277, p<0,01). CONCLUSÃO: Aproximadamente metade dos participantes estava acima do peso ideal. Houve relação entre peso ideal e nível de atividade física.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.