ADENSAMENTO DE MILHO CRIOULO CULTIVADO NA REGIÃO AMAZÔNICA

Palavras-chave: amarelo, Amazônia, componentes principais, correlação, população

Resumo

O cultivo do milho crioulo é fundamental para a diversidade genética da espécie, sobremaneira pela possibilidade de utilização de suas sementes, além do grão, permitindo que sistemas agrícolas tecnologicamente modestos possam utilizá-lo. Este ensaio teve como objetivo avaliar o adensamento (30, 40, 50 e 60 mil plantas.ha-1) em uma variedade crioula e seus efeitos nas características morfométricas e produtivas. O aumento da população incrementou o tombamento das plantas como resposta da elevação da altura de plantas e redução do diâmetro do colmo. A exceção do número de fileiras de grãos os componentes de produção apresentaram um valor máximo próximo ao segundo tratamento, Sendo a produção de grãos por planta a variável cujo coeficiente de correlação demonstrou maior magnitude. Na análise dos componentes principais é evidente o efeito deletério do adensamento decorrente da associação entre as populações de 50 e 60 mil e, principalmente, as variáveis tombamento e altura de plantas.

Biografia do Autor

Ronan Souza, UFRA

Docente Adjunto do Curso de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias – ICA da UFRA. Docente do curso de Pós-Graduação "Agricultura de Baixa Emissão de Carbono" da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Professor Adjunto do Curso de Engenharia Agrícola da UFRA na área de Ciência do Solo e Produção Vegetal exercendo funções administrativas como membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE, do Colegiado de Curso, do Programa de Tutoria Acadêmica - PTA, e da Comissão de Estágio Supervisionado e de Trabalho de Conclusão de Curso - CTES e TCC do Curso de Engenharia Agrícola da UFRA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em solos e implementação de Sistemas Integrados, atuando nos seguintes temas: Fertilidade do Solo, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Constituição e Propriedades do Solo, Culturas de Interesse Zootécnico (cana-de-açúcar, milho e sorgo), SPD, Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistemas Integrados na Produção Agropecuária - SIPA.

Leandro Flexa dos Anjos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Discente do Curso de Agronomia da UFRA, bolsista de Iniciação Científica.

Leila Sobral Sampaio, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1990), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1998), Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado em Agroecossistemas na Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Professora Titular da Universidade Rural da Amazônia e pesquisadora colaboradora com a Embrapa Amazônia Oriental. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de produção integrada, leguminosa de grãos, ecofisiologia da produção e modelagem de culturas agrícolas.

Marco Aurélio Guerra Pimentel, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Milho e Sorgo

Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, atuando nas áreas de entomologia de produtos armazenados e armazenamento de milho e sorgo. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em entomologia agrícola (pragas de grãos armazenados) e qualidade de grãos armazenados, atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência a Inseticidas, Manejo Integrado de Pragas de Produtos Armazenados, Controle Químico, Controle Físico, Controle Biológico, Biologia de Insetos-Praga de Produtos Armazenados, Toxicologia de Inseticidas, Tecnologia de Aplicação de Inseticidas, Fumigação, Métodos Alternativos de Controle, Armazenamento de Grãos, Qualidade de Produtos Armazenados, Agricultura orgânica e Armazenamento de Grãos na Agricultura Familiar.

Magnun Antônio Penariol da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia, Câmpus de Tomé Açu (PA). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Secagem e Armazenamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nas seguintes Linhas de Pesquisa: Bioquímica Pós-Colheita de Oleaginosas e derivados, Qualidade de Grãos Armazenados e Biodiesel.

Publicado
2023-12-14
Seção
Ciências Agrárias