SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Caique Fernando da Silva Fistarol Universidade Regional de Blumenau
  • Bethania Hering
  • Edson Schroeder
  • Márcia Regina Selpa Heinzle
Palavras-chave: Epistemologia, Vigotski, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

A obra de Vigotski está associada a um espectro mais amplo de estudos que compõem a Teoria Histórico-cultural. Diante de tal constatação, este ensaio busca efetuar um recorte: partindo da epistemologia vigotskiana, problematiza-se de que forma essa abordagem contribui para pensar sobre o desenvolvimento humano e questões atinentes à aprendizagem dos sujeitos, considerando que tal epistemologia está associada a relação com o meio e com a cultura.

Biografia do Autor

Bethania Hering

Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora no curso de graduação em Nutrição pela FURB. Brasil. E-mail: bethaniahering@furb.br

Edson Schroeder

Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica (UFSC). Brasil. E-mail: ciencia.edson@gmail.com

Márcia Regina Selpa Heinzle

Professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Docente  do Programa de Pós-Graduação    em    Educação. Doutora em Educação pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Brasil. E-mail: selpamarcia@gmail.com

Publicado
2023-12-22
Seção
Ciências Humanas