OS INSTRUMENTOS DA AVALIAÇÃO NO 1º CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Eliane de Paula Cunha
  • Cristina Alves Moreira
  • GERSILEIDE PAULINO DE AGUIAR VILELA UNIVAR
  • Jéssika Lorrane Montalvão Silva
  • Selma de Souza Carneiro
Palavras-chave: Professores. Avaliação. Aprendizagem.

Resumo

O artigo aborda uma pesquisa a respeito dos instrumentos avaliativos em que são utilizados no 1º ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, inciso V,  a avaliação deve ser contínua e cumulativa,e por isso  é imprescindível que todos os educadores se conscientizem de que os instrumentos avaliativos permitem ao educador acompanhar o desenvolvimento no processo de aprendizagem do aluno. Para que isso ocorra de maneira efetiva, se faz necessário escolher os instrumentos de avaliação/diagnóstico para cada ano e etapa escolar. Neste sentido, o maior objetivo do educador deve ser  não só de saber o quanto o aluno aprendeu, mas sim garantir que as prescrições pedagógicas possam tornar o ensino mais efetivo. Tendo em vista as diferentes formas de avaliar, como também os instrumentos avaliativos a pesquisa revela que, os educadores das escolas municipais que atendem as etapas do 1º ciclo do ensino fundamental de Barra do Garças-MT utilizam os instrumentos com base no planejamento anual para melhor acompanhar seus alunos.

Publicado
2024-04-01
Seção
Ciências Humanas