OS INSTRUMENTOS DA AVALIAÇÃO NO 1º CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O artigo aborda uma pesquisa a respeito dos instrumentos avaliativos em que são utilizados no 1º ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, inciso V, a avaliação deve ser contínua e cumulativa,e por isso é imprescindível que todos os educadores se conscientizem de que os instrumentos avaliativos permitem ao educador acompanhar o desenvolvimento no processo de aprendizagem do aluno. Para que isso ocorra de maneira efetiva, se faz necessário escolher os instrumentos de avaliação/diagnóstico para cada ano e etapa escolar. Neste sentido, o maior objetivo do educador deve ser não só de saber o quanto o aluno aprendeu, mas sim garantir que as prescrições pedagógicas possam tornar o ensino mais efetivo. Tendo em vista as diferentes formas de avaliar, como também os instrumentos avaliativos a pesquisa revela que, os educadores das escolas municipais que atendem as etapas do 1º ciclo do ensino fundamental de Barra do Garças-MT utilizam os instrumentos com base no planejamento anual para melhor acompanhar seus alunos.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.