A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO COM A POPULAÇÃO IDOSA INDÍGENA

UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Palavras-chave: Enfermeiros, Comunicação, Povos indígenas

Resumo

Sintetizar as evidências científicas, identificando as facilidades e dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro na comunicação em saúde com a população idosa indígena de etnia Xavante hospitalizada. A revisão de escopo seguirá as recomendações do Manual do Instituto Joanna Briggs. Serão utilizadas as seguintes bases de dados: MEDLINE/PubMed, SCOPUS, Web of Science, Embase, LILACS, BDENF, CINAHL, Scielo, e Google Scholar, Catálogo de Teses e Dissertações, BDTD e OATD para busca na literatura cinzenta. Os registros encontrados serão exportados para o gerenciador de referências EndNote, onde serão agrupados para que os estudos duplicados sejam removidos. Logo após, serão carregados para o Software Rayyan, removendo quaisquer outras duplicatas dos estudos. Em seguida, será feita a triagem dos artigos por dois revisores independentes. Os dados adquiridos ao longo do processo serão apresentados em texto descritivo, tabela, quadro e fluxograma baseado nas orientações PRISMA. O protocolo foi registrado na Open Science Framework: https://osf.io/jynb5/.

Biografia do Autor

Veridiana Assencio Silva, Universidade Federal da Paraíba, PB, Brasil

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB.

Alisséia Guimarães Lemes, Universidade Federal de Mato Grosso, MT, Brasil

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças-MT, Brasil. Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Psiquiatria da EERP-USP. Coordenadora local do Mestrado Profissional em Gerontologia pela UFPB/UFMT

Robson Antão de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba, PB, Brasil

Docente e Vice coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB, João Pessoa-PB, Brasil. Pós-doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra – Portugal. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

José Manuel Peixoto Caldas, Universidade Federal da Paraíba, PB, Brasil

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB, João Pessoa-PB, Brasil. Docente do Centro de Investigação de Estudos de Gênero do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Pós-doutorado em Sociologia e Comunicação pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Pós-doutorado em Antropologia pela Universidad de Barcelona. Doutorado em Sociologia pela Universidad de Barcelona.

Publicado
2023-12-20
Seção
Ciências da Saúde