DISTANCIAMENTO SOCIAL, ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DO SUL DA BAHIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Este estudo objetivou-se a analisar o distanciamento social, alimentação e atividade física durante a pandemia da COVID-19 em discentes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional, do tipo descritivo e transversal, com estudantes de cursos presenciais da UFSB e a coleta de dados foi realizada por meio de um formulário online. Participaram deste estudo 91 universitários, sendo a maioria homens (63,7%), pardos (49,4%) e 60,5% não eram estudantes da área da saúde. Com relação ao distanciamento social, 81,3% dos participantes estavam em isolamento social. O consumo de frutas e verduras aumentou durante o período de distanciamento social e houve diminuição do nível de atividade física entre os que realizavam tais atividades. De modo geral, o distanciamento social teve um impacto negativo na saúde dos universitários, mas também pode impactar e promover mudanças, como nos hábitos alimentares.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.