FATORES ASSOCIADOS AOS DISTÚRBIOS ALIMENTARES PEDIÁTRICOS

UMA REVISÃO DE ESCOPO

Palavras-chave: Saúde da Criança; Nutrição da Criança; Fenômenos Fisiológicos da Nutrição Infantil; Transtornos de Alimentação na Infância; Criança.

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura quais são os fatores associados aos distúrbios alimentares pediátricos. Metodologia: A busca foi realizada em bases de dados eletrônicas, sem restrições de tempo, idioma ou tipo de estudo. Os critérios de elegibilidade abrangeram faixa etária (≥ 6 meses e < 12 anos), inclusão de crianças que consumiam alimentos além do leite materno/fórmulas lácteas e diagnóstico de distúrbio alimentar pediátrico. Resultados: A amostra final foi composta por quatro estudos. Os fatores associados identificados incluíram prematuridade (< 37 semanas); utilização de sondas de alimentação, nutrição parenteral e suporte respiratório (no período neonatal); idade da criança (> 5 anos); manifestação de comportamento alimentar exigente; idade dos pais (< 40 anos); desrespeito aos sinais de fome e saciedade da criança; envolvimento do cuidador nas práticas pré-mastigação; e o uso de distrações durante as refeições. Considerações finais: O reconhecimento desses fatores associados contribui para o diagnóstico precoce dos distúrbios alimentares pediátricos e facilita o manejo terapêutico adequado, mitigando potenciais danos ou exacerbações nos processos de crescimento e neurodesenvolvimento da criança. O protocolo desta revisão foi registrado no Open Science Framework em 03 de janeiro de 2023 (nº X).

Biografia do Autor

Malu Micilly Porfírio Santos Pinto, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 

Manuela Leitão de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudióloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 

João Agnaldo do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 

Leandro Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado
2023-12-27
Seção
Ciências da Saúde