PREVALÊNCIA DE DIFICULDADES ALIMENTARES E FATORES ASSOCIADOS EM ESCOLARES ENTRE 6 MESES A 6 ANOS DE IDADE

Palavras-chave: Saúde da Criança; Nutrição da Criança; Fenômenos Fisiológicos da Nutrição Infantil; Transtornos de Alimentação na Infância; Criança.

Resumo

Objetivo: identificar a prevalência de Dificuldades Alimentares Infantis e seus fatores associados em crianças  escolares até seis anos de idade. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, transversal, cujo público-alvo foram escolares entre 6 meses e 6 anos de idade, matriculados no município de XXXX, entre janeiro e fevereiro de 2023. A amostra final correspondeu a 349 crianças e foi resultado de uma amostragem aleatória estratificada. A associação entre as variáveis foi verificada por meio do Teste Exato de Fisher, e posteriormente, o modelo de regressão logística múltipla. Resultados: 30% da amostra apresentou Dificuldade Alimentar Infantil e os fatores associados foram: prática de pré-mastigação (sim), respeito à saciedade (não) e escolaridade da mãe (sem instrução). Considerações finais: Reconhecer precocemente os fatores associados auxilia no diagnóstico precoce das dificuldades alimentares e no seu adequado manejo terapêutico, conduzindo a uma diminuição de possíveis consequências negativas no processo de crescimento e neurodesenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Malu Micilly Porfírio Santos Pinto, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

João Agnaldo do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Estatístico. Docente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Leandro Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudiólogo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão em Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado
2023-12-27
Seção
Ciências Multidisciplinares