PREVALÊNCIA DE DIFICULDADES ALIMENTARES E FATORES ASSOCIADOS EM ESCOLARES ENTRE 6 MESES A 6 ANOS DE IDADE
Resumo
Objetivo: identificar a prevalência de Dificuldades Alimentares Infantis e seus fatores associados em crianças escolares até seis anos de idade. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, transversal, cujo público-alvo foram escolares entre 6 meses e 6 anos de idade, matriculados no município de XXXX, entre janeiro e fevereiro de 2023. A amostra final correspondeu a 349 crianças e foi resultado de uma amostragem aleatória estratificada. A associação entre as variáveis foi verificada por meio do Teste Exato de Fisher, e posteriormente, o modelo de regressão logística múltipla. Resultados: 30% da amostra apresentou Dificuldade Alimentar Infantil e os fatores associados foram: prática de pré-mastigação (sim), respeito à saciedade (não) e escolaridade da mãe (sem instrução). Considerações finais: Reconhecer precocemente os fatores associados auxilia no diagnóstico precoce das dificuldades alimentares e no seu adequado manejo terapêutico, conduzindo a uma diminuição de possíveis consequências negativas no processo de crescimento e neurodesenvolvimento infantil.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.