PRAÇA DAMIANA DA CUNHA: PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA DO PATRIMÔNIO DE MOSSÂMEDES, GOIÁS

Palavras-chave: Preservação; Patrimônio; Espaços públicos; Memória; Praça Damiana da Cunha; Mossâmedes.

Resumo

O objetivo deste estudo é demonstrar a importância e a necessidade de preservar espaços públicos que possuem significado para as pessoas que os frequentam, utilizando o conceito de memória em diálogo com diversos autores. A presente pesquisa promove um estudo de caso sobre a Praça Damiana da Cunha, situada na cidade de Mossâmedes, Goiás, explorando a conexão entre memória, patrimônio cultural, experiência vivida e espaços públicos. Desta forma, o estudo busca identificar as possíveis questões problemáticas que tais intervenções podem gerar. A pesquisa possui viés qualitativo, a partir do método hipotético-dedutivo, caracterizando-se como estudo de caso, utilizando-se as técnicas de pesquisa bibliográfica, histórica e documental. Por fim, o presente estudo promove uma reflexão crítica sobre a construção e disseminação da memória como um processo político, com objetivos determinados, cuja seleção invariavelmente culmina no apagamento e invisibilização de outras narrativas históricas minoritárias.

Biografia do Autor

Ricardo Oliveira Rotondano

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Gama Filho (UGF). Bacharel em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa (UniRuy). É Vice-Coordenador do Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) e Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG). É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG). É Editor-Adjunto da Revista de Direito Socioambiental da UEG (REDIS). Atuou como Coordenador Setorial do Curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Palmeiras de Goiás (UEG). Atuou como Docente do Mestrado em Direitos Humanos (PPGDH) e do Curso de Direito do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Atuou como Coordenador do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC/TJBA). Atuou como Coordenador do Curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC). Atuou como Presidente da Comissão de Estágio e Assuntos Estudantis da OAB/BA, Seccional Jequié. É Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia e Patrimônio (UFPA/CNPq). É Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Direitos Coletivos da Universidade Eatadual de Goiás. Desenvolveu o projeto de educação jurídica popular Juristas Populares na cidade de Jequié/BA junto à Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC). Participou como Professor Formador do Plano Nacional de Formação de Professores, desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no pólo de Iramaia/BA. Realiza pesquisa em torno das seguintes temáticas: movimentos sociais, educação jurídica popular, poliamor, questão negra e racismo, direito à cidade, sociojusdiversidade e modelos de justiça

Rogério Fernandes Rocha

Doutorando, Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Publicado
2024-04-24
Seção
Ciências Humanas