NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, HÁBITOS ALIMENTARES E PARÂMETROS DE SAÚDE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Resumo
Devido à alta taxa de infecção da Covid-19, o distanciamento social foi utilizado como principal forma de barreira para minimizar o contágio da população. Uma das categorias profissionais atingidas substancialmente pelas regras de isolamento foi a dos docentes universitários. Essa pesquisa buscou avaliar o nível de atividade física, os hábitos alimentares e parâmetros relacionados a saúde de docentes universitários durante a pandemia Covid-19, através de um estudo transversal, realizado com 106 docentes universitários, utilizando questionário. Nossos resultados permitiram concluir que a pandemia Covid-19, através das regras de isolamento social, promoveu alterações nos níveis de atividade física, na composição corporal, no comportamento de patologias pré-existentes e nos hábitos alimentares de docentes universitários. Ressalta-se que, apesar das dificuldades, é fundamental a organização da rotina e dos hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e alimentação balanceada.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.