O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGOS E BRINCADEIRAS
Resumo
A presente pesquisa buscou analisar a importância do lúdico como recurso metodológico. O assunto trabalhado tem relevância científica, pois possibilitou conhecer o quão importante se faz o lúdico na aprendizagem das crianças através de jogos e brincadeiras, permitindo ao professor ferramentas e métodos que possam auxiliá-lo no processo de aprendizagem dos alunos. O Projeto se deu por meio de uma pesquisa Descritiva-Exploratória com o método quanti-qualitativo, utilizou-se da técnica de entrevista e/ou aplicação de questionário elaborado. foram utilizados métodos e estratégias para que a pesquisa alcançasse um resultado significativo referente à importância que se faz o lúdico na educação infantil. Diante deste, analisar a importância do lúdico para o desenvolvimento dos alunos no processo escolar de ensino-aprendizagem. Explorou- se então a escola e o professor como mediadores de conhecimento, e os pais como apoiadores, para então garantir o avanço infantil por meio dos jogos e brincadeiras.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.