EDUCAÇÃO INFANTIL
DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO BRINCAR COMO DIREITO EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE BARRA DO GARÇAS-MT
Resumo
Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo discutir a importância do brincar na Educação Infantil como uma questão de direito assegurado nos documentos e leis que orientam e regem as políticas públicas e programas desse nível de ensino. Os dados coletados para essa pesquisa foram obtidos por meio das respostas fornecidas por professores em questionários aplicados, além de observações realizadas em ambiente de sala de aula. Para tanto, procurou-se identificar os autores citados como aqueles que sustentam teórica e metodologicamente esse nível de ensino, por meio da análise sobre o brincar como política pública para a Educação Infantil. As considerações finais deste trabalho sobre a Educação Infantil, focando nas políticas públicas e no brincar como direito em alguns CMEIs de Barra do Garças-MT, são fundamentais para refletir sobre o estado atual dessa etapa educacional e identificar áreas de melhoria e desafios a serem enfrentados.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.