EDUCAÇÃO INFANTIL

DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO BRINCAR COMO DIREITO EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE BARRA DO GARÇAS-MT

  • Gabriele Aparecida Barbosa Vieira
  • Cristina Alves Moreira Centro Universitário do Vale do Araguaia UNIVAR
  • Brenda Caroline Rezende Lima
Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação Infantil; Brincar.

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivo discutir a importância do brincar na Educação Infantil como uma questão de direito assegurado nos documentos e leis que orientam e regem as políticas públicas e programas desse nível de ensino. Os dados coletados para essa pesquisa foram obtidos por meio das respostas fornecidas por professores em questionários aplicados, além de observações realizadas em ambiente de sala de aula. Para tanto, procurou-se identificar os autores citados como aqueles que sustentam teórica e metodologicamente esse nível de ensino, por meio da análise sobre o brincar como política pública para a Educação Infantil. As considerações finais deste trabalho sobre a Educação Infantil, focando nas políticas públicas e no brincar como direito em alguns CMEIs de Barra do Garças-MT, são fundamentais para refletir sobre o estado atual dessa etapa educacional e identificar áreas de melhoria e desafios a serem enfrentados.

Publicado
2023-12-27
Seção
Ciências Humanas