PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A psicomotricidade faz a estruturação das funções psicológicas, biológicas, de autonomia e desenvolve habilidade motoras, integrando o corpo e a mente e que configuram na obtenção do indivíduo essas aptidões. Dessa forma o trabalho psicomotor tem uma importância relevante na práxis pedagógica para o processo de ensinagem, na descoberta do próprio ser, no convívio social e no pleno desenvolvimento da criança. Nessa perspectiva o artigo “Psicomotricidade na Educação Infantil” teve como objetivo analisar as contribuições inerentes com essa fase da aprendizagem. No estudo foi realizada uma pesquisa básica, buscando novos e úteis conhecimentos e quanto aos procedimentos foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica que se embasou em autores como Bareto, Falcão (2009); Da Silva (2012); Rossi (2012). Portanto possibilitou a verificação da importância do professor e da escola com relação ao movimento psicomotor e que são bastantes relevantes os benéficos que as crianças alcançarão com desenvolvimento corporal recebidos na idade infantil, pois, embasarão essas pessoas para toda a vida.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.