AFETIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR
A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Resumo
Este artigo apresenta implicações advindas da formação inicial do professor para o processo de ensino e aprendizagem das séries iniciais. Apresenta-se a afetividade como metodologia norteadora de toda a formação do professor, visto que ela se caracteriza pela mediação entre as bases teórico-científica da educação escolar e da prática docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos referenciais se amparam em Althusser, que concebe a escola como aparelho ideológico de estado a serviço do capital, para reprodução do sistema capitalista. Buscou-se compreender a importância da afetividade na formação inicial dos futuros docentes, reconhecendo a ideologia implícita nos cursos de formação inicial.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.