CONTRIBUIÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente artigo é um relato de experiência vivenciado em duas disciplinas no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Regional de Blumenau-SC, através de diálogos e leituras em Paulo Freire, reverberando em reflexões sobre as nossas respectivas práticas docentes nas redes públicas de Educação Infantil da região do Médio Vale do Itajaí-SC. O objetivo é compreender, na própria prática docente, a consciência fatalista para refletir sobre as situações-limites em busca de inéditos-viáveis por meio da Educação. Ao fazer leitura do mundo fatalista, entende-se a consciência da sua condição existencial. Já o inédito viável é uma categoria utilizada por Paulo Freire para transcender as situações-limites, representa uma ação já desejada, porém não viabilizada. De caráter qualitativo e descritivo, este relato busca entender a consciência fatalista através dos autores: Paulo Freire e Karl Jaspers, para refletir sobre a educação e a nossa prática docente em busca de inéditos viáveis.
Palavras-chave: Educação; fatalismo; situação-limite; inédito viavél.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.