AUTOEXAME E CÂNCER DE TESTÍCULOS: CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi descrever o conhecimento dos estudantes de educação física sobre o autoexame dos testículos e câncer de testículo. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo com abordagem quantitativa realizado, com 32 estudantes do curso de educação física de uma Faculdade Privada, localizada em uma cidade no interior de Mato Grosso. Resultados: os resultados identificaram que, 56,3% com a idade de 21 a 25 anos e 75,5% são solteiros. Destaca-se que, 81,3% já ouviram falar sobre câncer de testículo, 87,5% não sabem realizar o autoexame dos testículos, 87,5% não fazem o autoexame, 43,7% afirmam que o autoexame deve ser feito a cada 6 meses, 43,7% afirmaram que o autoexame deve ser realizado mensal e 12,5% acreditam que deve ser uma vez ao ano. Conclusão: Diante do exposto, destaca-se que a temática sobre o autoexame e câncer do testículo deve ser abordada com estudantes de educação física visto que eles serão futuros profissionais que irão atuar nas escolas e academias, podendo propagar a informação nesses ambientes. Além disso, existe ainda a importância do autoconhecimento corporal, bem como incentivar sobre o autocuidado e diagnóstico precoce de alterações testiculares.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.