ESPAÇOS PÚBLICOS PARA ATIVIDADE FÍSICA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O estudo buscou investigar os espaços públicos disponíveis para a atividade física em Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, por meio de um relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica. A pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, contou com a participação de 20 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Pontal do Araguaia em 2023. Foram realizadas quatro aulas de Educação Física Escolar, explorando os seguintes conteúdos: diferença entre atividade física e exercício físico, características, tipos de condicionamentos físicos, e reconhecimento de espaços públicos no município. Os resultados indicaram a ampliação do conhecimento e o engajamento dos/as estudantes, o reconhecimento de nove espaços públicos e privados no município. No entanto, a pesquisa também revelou a necessidade de uma gestão setorial transparente e democrática, visando promover o acesso e a prática de atividades físicas para a população em espaços públicos.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.