ESPAÇOS PÚBLICOS PARA ATIVIDADE FÍSICA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Jeniffer Pavan Santana
  • Ábia Lima de França
  • Vitor Hugo Marani Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Escola. Políticas Públicas. Educação Física, Educação Física, Escola, Políticas públicas

Resumo

O estudo buscou investigar os espaços públicos disponíveis para a atividade física em Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, por meio de um relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica. A pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, contou com a participação de 20 estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Pontal do Araguaia em 2023.  Foram realizadas quatro aulas de Educação Física Escolar, explorando os seguintes conteúdos: diferença entre atividade física e exercício físico, características, tipos de condicionamentos físicos, e reconhecimento de espaços públicos no município. Os resultados indicaram a ampliação do conhecimento e o engajamento dos/as estudantes, o reconhecimento de nove espaços públicos e privados no município. No entanto, a pesquisa também revelou a necessidade de uma gestão setorial transparente e democrática, visando promover o acesso e a prática de atividades físicas para a população em espaços públicos.

Publicado
2024-07-10
Seção
Ciências Sociais Aplicadas