OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS A BASE DE AMIDO INCORPORADOS COM ÓLEO ESSENCIAL DE ARAÇÁ-ROXO

Palavras-chave: Polímeros, sustentabilidade, Óleos voláteis, Industria alimentícia, Alimentos seguros

Resumo

Eficiência e sustentabilidade são termos primordiais na produção de alimentos. Este trabalho então visa desenvolver filmes biodegradáveis à base de amido de mandioca incorporado com óleo essencial de araçá-roxo (Psidium myrtoides O. Berg). O objetivo é analisar as características físico-químicas do óleo essencial e incorporá-lo em filmes biodegradáveis para combater microrganismos fitopatogênicos e retardar a oxidação causada por espécies reativas de oxigênio (EROs), prolongando a vida útil de alimentos. O amido de mandioca foi escolhido pela sua capacidade filmogênica e o óleo essencial de araçá-roxo como aditivo por suas propriedades biológicas e antioxidantes. Os resultados mostraram que o óleo essencial inibiu o crescimento micelial de fungos em cerca de 40% e os atributos antioxidantes atingiram 80% na absorção do radical DPPH. A análise cromatográfica revelou os compostos terpênicos encontrados e responsáveis por tais efeitos sendo o trans-cariofileno e o α-humuleno. O filme mostrou-se biodegradável, se decompondo cerca até 65% em 72h de contato com solo e 24h em água, reforçando sua sustentabilidade.

Biografia do Autor

Lemuel Miqueias Alves da Silva, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde

Atualmente é aluno de Iniciação Científica no Laboratório de Química de Produtos Naturais do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Engenharia Química e Técnico em Biotecnologia.

Jaliston Alves, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde

Doutorado e Mestrado em Ciêncas Agrárias, realizando o mestrado sanduíche no Instituto Politécnico de Bragança - Portugal no ano de 2017, obtendo o título de mestre no ano de 2018, pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, é Engenheiro agrônomo, graduado pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, no ano de 2016 e Técnico em Agropecuária, pela Escola Agrotécnica Federal de Ceres, no ano de 2008. Atuou em atividades de pesquisa e extensão, sendo aluno de iniciação cientifica PIBIC/EM durante os anos de 2006 a 2008, participando de Feiras Nacionais (FEBRACE) e Internacionais (MOSTRATEC), aluno de iniciação científica na modalidade PIBITI/CNPq no ano de 2010, PIBIC nos anos de 2011 a 2013 e PIVIC nos anos de 2014 a 2016. Com projetos relacionados a Fruticultura e Bioprospecção de Compostos Naturais. Atuou na iniciativa privada como técnico em agropecuária, na Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga, com a elaboração de projetos técnicos para financiamento de crédito rural. Foi servidor público municipal, na Prefeitura de Itapuranga, atuando na elaboração de projetos técnicos para agricultura familiar e Atualmente é servidor federal do Instituto Federal Goiano, atuando no Polo de Inovação Tecnológica do IF Goiano. 

Cássia Cristina Fernandes, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Bolsista Produtividade do CNPq pelo Edital Chamada 04/2021 - PQ2. Atualmente é Professora Titular do Instituto Federal Goiano/Campus Rio Verde. Experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais. 

Publicado
2025-02-12
Seção
Ciências Biológicas