EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: HERANÇA DO PASSADO COLONIAL E REFLEXÕES ATUAIS

  • Fábio José Brito dos Santos UEL
  • Junior Peres de Araujo
Palavras-chave: Ensino, Colonialismo, Indígenas, Quilombolas

Resumo

Neste estudo, discorreremos acerca das concepções coloniais impregnados no processo educacional das comunidades amazônidas, desenvolvido a partir da ótica eurocêntrica, configurando-se em um processo de dominação territorial e restauração de valores, pensamentos, e saberes, em detrimento das dinâmicas sócio-culturais de indígenas, quilombolas e ribeirinhos da região. O objetivo deste trabalho é discutir a influência do processo de colonização no contexto da educação na Amazônia. A metodologia dispões de revisão sistemática, incluindo a larga vivência dos autores no contexto educacional de escolas indígenas e quilombolas da Amazônia brasileira, especificamente nos estados do Amazonas e do Pará. Concluiu-se que os processos de colonização não cessaram após XIX, visto que, a educação caminha à serviço dos interesses colonizadores, entre as fragilidades, destacam-se à persistência de um currículo, que mantém práticas de educação avessas ao contexto amazônico, privilegiando sociedades hegemônicas, sucedendo em marginalização das ensinanças ancestrais, reproduzindo desigualdades sociais e sobreposição aos saberes afro-indígenas.

Biografia do Autor

Junior Peres de Araujo

Doutorando em Educação – PPEdu/UEL, membro dos Grupos de pesquisa: Educação e Diversidade Amazônica – GPEDA /UEA e Currículo, Formação e Trabalho Docente – UEL, Tabatinga/Amazonas, Brasil, Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia – UFAM, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e-mail: juniorperujo@gmail.com

Publicado
2024-11-22
Seção
Ciências Humanas