ENTRE A SATISFAÇÃO E O DESGASTE

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESTÁGIO ACADÊMICO

  • Maria José Pereira Caetano
  • Luismar Ribeiro Pinto
  • Leiliane Rodrigues da Silva Emoto
Palavras-chave: Estudante, Prazer, Psicodinâmica, Sofrimento

Resumo

Este estudo investiga as representações sociais do estágio entre 40 estudantes universitários, de 18 a 23 anos, de uma Instituição de Ensino Superior. Utilizando as Teorias das Representações Sociais e Psicodinâmica do Trabalho, o objetivo é compreender como os estudantes percebem o estágio em termos de prazer e sofrimento. A pesquisa foi conduzida com questionários semiestruturados e a técnica de evocação livre de palavras, analisadas pelo software EVOC-2003. Os resultados indicam que o estágio é associado a aprendizado/técnica, cansaço-estresse/conflito e remuneração/convivência. Conclui-se que as instituições de ensino superior devem monitorar mais de perto os estagiários, valorizando seu trabalho para promover qualificação profissional, fortalecimento da autoestima e cidadania, contribuindo para a significação de suas vidas laborativas.

Publicado
2024-05-21
Seção
Ciências Sociais Aplicadas