ENTRE A SATISFAÇÃO E O DESGASTE
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESTÁGIO ACADÊMICO
Resumo
Este estudo investiga as representações sociais do estágio entre 40 estudantes universitários, de 18 a 23 anos, de uma Instituição de Ensino Superior. Utilizando as Teorias das Representações Sociais e Psicodinâmica do Trabalho, o objetivo é compreender como os estudantes percebem o estágio em termos de prazer e sofrimento. A pesquisa foi conduzida com questionários semiestruturados e a técnica de evocação livre de palavras, analisadas pelo software EVOC-2003. Os resultados indicam que o estágio é associado a aprendizado/técnica, cansaço-estresse/conflito e remuneração/convivência. Conclui-se que as instituições de ensino superior devem monitorar mais de perto os estagiários, valorizando seu trabalho para promover qualificação profissional, fortalecimento da autoestima e cidadania, contribuindo para a significação de suas vidas laborativas.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.