A NATURALIZAÇÃO DO DISCURSO SOBRE A CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO COMO JUSTIFICATIVA PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DO IFMT CAMPUS SORRISO

  • Vanessa Siqueira Melo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Priscila Rapachi Santos da Silva Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Leandro Viana de Almeida
  • Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo Universidade Federal de Goiás (UFG)
Palavras-chave: Discurso, Agronegócio, Campus, Institucional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso presente nas justificativas de implantação dos cursos do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Sorriso. Para tanto recorre a autores da Análise do Discurso da linha francesa para embasamento teórico, em especial Michel Pêcheux. A metodologia de estudo da Análise do Discurso concentra-se em compreender que o discurso não é neutro, nem transparente, pelo contrário ele é carregado de intencionalidade. Dessa maneira, parte-se de uma breve introdução sobre AD, traça-se um histórico da criação da rede federal e do campus Sorriso e por fim, a pesquisa documental nos: Projeto Pedagógico de Curso e Projeto de Desenvolvimento Institucional, que apresentam as justificativas para implantação dos cursos do IFMT e como esses discursos lançam mão do slogan Capital Nacional do Agronegócio como forma de reconhecimento e pertencimento.

Biografia do Autor

Priscila Rapachi Santos da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008). Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa e Literatura e aprendiz da Análise do Discurso e suas implicações na sociedade. 

Leandro Viana de Almeida

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016), com bolsa do CNPQ. Atualmente é Professor de Sociologia do Instituto Federal do Mato Grosso, Campus Várzea Grande. Tem experiência em ensino de sociologia na educação básica e superior e em pesquisas da área Educação e da Sociologia da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Educação, Política Educacional, Acesso à Educação Superior, Pré-Vestibulares Populares, Educação Popular e Ensino de Sociologia.

Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui doutorado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Goiás (2017); mestrado em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Goiás (2012); graduação em Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Descrição e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Funcionalismo; Gramática de Construções; Gramaticalização; Leitura e compreensão textual; Inferência; Metodologia do trabalho científico/acadêmico; Produção e Revisão textual.

Publicado
2025-01-29
Seção
Ciências Multidisciplinares