A NATURALIZAÇÃO DO DISCURSO SOBRE A CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO COMO JUSTIFICATIVA PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DO IFMT CAMPUS SORRISO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso presente nas justificativas de implantação dos cursos do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Sorriso. Para tanto recorre a autores da Análise do Discurso da linha francesa para embasamento teórico, em especial Michel Pêcheux. A metodologia de estudo da Análise do Discurso concentra-se em compreender que o discurso não é neutro, nem transparente, pelo contrário ele é carregado de intencionalidade. Dessa maneira, parte-se de uma breve introdução sobre AD, traça-se um histórico da criação da rede federal e do campus Sorriso e por fim, a pesquisa documental nos: Projeto Pedagógico de Curso e Projeto de Desenvolvimento Institucional, que apresentam as justificativas para implantação dos cursos do IFMT e como esses discursos lançam mão do slogan Capital Nacional do Agronegócio como forma de reconhecimento e pertencimento.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.