FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE DISCIPLINAS BIOLÓGICAS NA GRADUAÇÃO: ABORDAGENS INTERATIVAS E ACESSÍVEIS

  • Susane Silva Sartori Professora e Coordenador do NEACO – Núcleo de extensão e ação comunitária da Faculdade EDUVALE/Grupo FAEF, Jaciara, Mato Grosso, Brasil.
Palavras-chave: Ferramentas computacionais, ensino de biologia, educação interativa, tecnologia educacional, ensino superior

Resumo

Este artigo explora o uso de ferramentas computacionais gratuitas e de fácil acesso no ensino de biologia na graduação. Através de uma revisão detalhada de nove ferramentas específicas, incluindo o Protein Data Bank, discute-se suas funcionalidades, aplicações, vantagens, desvantagens e impacto no aprendizado dos estudantes. A análise abrange plataformas como NCBI, PhET, eBird, Zooniverse, Google Earth, e outras, destacando seu potencial para tornar o ensino mais interativo e envolvente. As limitações dessas ferramentas também são consideradas, oferecendo uma visão equilibrada sobre sua implementação no contexto educacional.

Publicado
2024-08-29
Seção
Ciências Biológicas