O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

DESAFIOS E AVANÇOS

  • Rosenita Pinto de Barros Jocelina Taveira de Barros, Jacintho Pinto de Barros
  • Tânia Mara Souza Moura
Palavras-chave: Aprendizagem, Letramento, Alfabetização

Resumo

E necessário lembrar que, o ato de alfabetizar não significa só codificação e decodificação de sinais muito menos a mecanização dessas habilidades. Refere-se, entretanto, à aprendizagem de habilidades para a leitura, escrita e outras práticas linguísticas. E por reconhecimento da importância desse processo, ou seja, da alfabetização e, levando em conta que, na atualidade, as tecnologias têm gerado novas formas de organização e produção do assunto decorrido, o presente trabalho tem o intuito de analisar as dificuldades, avanços e desafios do processo de alfabetização em contextos digitais, com base numa pesquisa de campo realizada em escolas públicas e privadas. O referencial teórico do trabalho confirma os pressupostos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky e outros sobre leitura, escrita e alfabetização. Por meio de uma metodologia explicativa, com abordagem dissertativa, o artigo apresenta uma discussão acerca das práticas atuais de alfabetização e questiona que, apesar de algumas dificuldades enfrentadas no contexto escolar, o computador pode ser um importante aliado no processo de aprendizagem da escrita.

Publicado
2025-04-30
Seção
Ciências Humanas