UMA ANÁLISE DISCURSIVO- JORNALÍSTICA DE UMA REVISTA A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DE FRAGMENTOS OPINATIVOS SUBMERSOS E DOS EFEITOS FRAMING E DE ACUMULAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta ao debate acadêmico e profissional a questão do efeito framing em publicações de cunho especializado. O objetivo desta produção é demonstrar a partir dos conhecimentos das teorias do jornalismo e dos gêneros jornalísticos classificados por José Marques de Melo e Manuel Chaparro como a revista Veja Saúde fez a utilização do efeito framing por meio do processo de acumulação de termos chave para construir seu discurso de vida saudável na publicação. Lançamos mão também do conhecimento da análise do discurso de linha francesa para compreender como tais discursos se apropriam da estrutura consagrada das tipologias jornalísticas para inserir fragmentos opinativos em matérias a priori informativas. Como resultado verificamos que a linha editorial do veículo atua de forma subliminar na publicação inculcando seus valores, se valendo de um público cativo que consome este tipo de conteúdo especializado.
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