VALIDAÇÃO DE CARTILHA PARA PESSOAS COM ÚLCERA VENOSA

Palavras-chave: Úlcera Varicosa, Tecnologia Educacional, Estudo de Validação, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: descrever o processo de validação de conteúdo e aparência de uma tecnologia educacional (cartilha) para pessoas com úlcera venosa. Método: trata-se de estudo metodológico realizado em quatro etapas: a) revisão integrativa da literatura; b) pesquisa de campo com pessoas acometidas por lesão venosa; c) construção da tecnologia educacional; e d) validação da tecnologia educacional. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio dos índices de validação de conteúdo e aparência. Resultados: os itens referentes ao conteúdo obtiveram IVC ≥ 0,86; a aparência, por sua vez, obteve IVC 1. Sendo assim, o IVC global da cartilha foi de 0,94. Considerações finais: a cartilha educativa foi validada quanto ao conteúdo e à aparência e considerada adequada para ser utilizada por pessoas com úlcera venosa.

Biografia do Autor

Vânia Celina Dezoti Micheletti , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Ciências Pneumológicas pela UFRGS e Docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/Rio Grande do Sul, Brasil.

Sandra Maria Cezar Leal , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/Rio Grande do Sul, Brasil, Doutora em Enfermagem pela UFRGS e Docente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/Rio Grande do Sul, Brasil. 

Patricia Treviso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência da Saúde pela UNIFESP e docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Brasil. 

Publicado
2025-04-30
Seção
Ciências da Saúde