A AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Resumo
RESUMO
A gestão democrática na educação contemporânea enfrenta desafios significativos na atualidade, tais como a necessidade de formação de indivíduos capazes de lidar com um mundo em constante mudança, a ampliação do acesso à educação e a transformação do indivíduo. Com o surgimento da sociedade do conhecimento e o avanço tecnológico, volta-se para a formação de indivíduos críticos, reflexivos e capazes de lidar com a complexidade do mundo atual O presente estudo tem como objetivo discutir o principal papel do gestor na educação contemporânea. A partir dessa perspectiva, será abordada a evolução histórica do papel do professor, desde a antiguidade até os tempos atuais, tendo a finalidade de compreender as transformações sociais, tecnológicas que afetaram a educação do ao longo do tempo. Além disso, serão discutidos os desafios e demandas da educação contemporânea e as novas habilidades e competências requeridas do educando.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.