PEDAGOGIA DECOLONIAL, SABERES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este estudo tem como propósito investigar a presença da colonialidade na Educação Física no Brasil, evidenciando a exclusão dos conhecimentos indígenas e africanos, bem como a manutenção de uma visão eurocêntrica. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a trajetória histórica da Educação Física no país, desde sua inserção no sistema educacional até as transformações promovidas por abordagens decoloniais. Os achados indicam que, ao longo do tempo, a disciplina foi estruturada a partir de princípios higienistas, nacionalistas e normativos, privilegiando modelos europeus e negligenciando outras manifestações culturais. Entretanto, a partir dos anos 1980, novos referenciais teóricos passaram a questionar essa hegemonia e a introduzir abordagens socioculturais. Como considerações finais, destaca-se a necessidade de ampliar debates sobre uma Educação Física decolonial, que reconheça e valorize a diversidade cultural dos corpos e suas expressões, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas no ensino da sua disciplina.
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