INTERVENÇÕES MOTORAS E AVALIAÇÃO DE EQUILÍBRIO DE PESSOAS IDOSAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE FORÇA

Palavras-chave: equilíbrio, envelhecimento, controle postural, habilidade motora

Resumo

O equilíbrio está associado à capacidade funcional e autonomia, que diminuem com o envelhecimento. A plataforma de força é uma ferramenta de avaliação de equilíbrio, entretanto, seu uso em pessoas idosas é pouco esclarecido. Nesse sentido, o presente estudo de revisão da literatura teve por objetivo identificar as intervenções motoras com pessoas idosas, e o uso de plataforma de força para a avaliação de equilíbrio. Utilizou-se a metodologia “PRISMA”. Os descritores de busca foram “elderly”, “force platform” e “interview”, intercalados pelo operador boleano AND. As bases de dados de busca foram Scielo, Lilacs, Scopus e PubMed, com delimitação de datas de 2020 a 2022, sem restrição de idioma. Foram inicialmente encontrados 104 artigos, que após aplicado critérios de inclusão e exclusão restaram 7 estudos selecionados para a pesquisa. Após intervenções, observou-se um incremento no padrão de movimento, na força e potência muscular, na funcionalidade e autonomia de pessoas idosas.

Biografia do Autor

Djuli Margô Naissinger Sidekum, FEEVALE

Quiropraxista e Pesquisadora. Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, linha de pesquisa em Saúde e Inclusão Social - Universidade Feevale. Pesquisa em envelhecimento ativo, habilidades motoras da pessoa idosa. Especialização em Fisiologia de Exercício - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação com mérito acadêmico em Quiropraxia - Universidade Feevale (2018). Especialização em Gerontologia e Atividade Física - Faculdade Prominas (2022). (Texto informado pelo autor)

Geovani Rafaele Lima Cavalheiro

Bolsista (CAPES) Mestrado em diversidade cultural e inclusão social universidade (Feevale), (linha de pesquisa Saúde e inclusão social), Especialista em Geriatria e gerontologia(2020) Desenvolvimento e controle motor(2023),Fisiologia do exercício(2019), Nutrição no esporte e na atividade física(2020),Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Feevale (2018).Capacitação- formação de orientadores do curso de Educação Física Uninter (2023/2024).É orientador educacional do curso de Educação Física da universidade Uninter dos polos de Novo Hamburgo e Sapiranga, é responsável pela aplicação das aulas práticas do curso bacharelado e licenciatura em educação física(2023/2024).Participa de projetos de extensão com atividades aquáticas inclusivas com pessoas com Transtorno de Espectro Autista, participa de projeto de aperfeiçoamento científico Feevale (PACF), onde avalia habilidades motoras ,estabilizadoras e locomotoras e manipulativas utilizando protocolos neuromotores digital(GAMEMOVE Motor Skill-MS) e analógico( TGMD-2), participa do centro interdisciplinar de pesquisa em Gerontologia. É funcionário Público estadual ,- Área Segurança Pública, desde 2009.(Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)

Denise Bolzan Berlese

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL pela Universidade Feevale (2015), sendo Egressa destaque do Programa Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Universidade Feevale (quadriênio 2017/2020) pela sua atuação profissional. Atualmente é professor de Educação Física da Universidade Feevale, professor colaborador - Universidad Nacional de Rio Cuarto e professora permanente do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, sendo representante da linha de pesquisa saúde e inclusão Social. Participa de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico em empresas da região voltados para o controle motor de crianças, adolescentes e idosos. Orientadora e co-orientadora de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Desde 2015 vem atuando em projetos de extensão onde as pesquisas estão inseridas, seja no suporte metodológico, seja na aplicação/coleta de dados, com crianças com desenvolvimento típico e atípico e pessoas idosas da região do Vale dos Sinos/RS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento Humano típico e atípico, controle motor, Jogos Digitais Ativos, crianças, adolescentes, pessoas idosas. Atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais.Possui articulações internacionais para pesquisa com Portugal e Argentina. Consultora CAPES, FAPERGS (Texto informado pelo autor)

Geraldine Alves dos Santos, FEEVALE

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Formação na técnica de Rorschach e Zulliger, Especialização em Gerontologia Social, Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Pós doutorado na Faculdade de Serviço Social da PUCRS. Anteriormente coordenou o Curso de Psicologia da Feevale e no Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale coordenou o projeto de extensão e estágio curricular de psicogerontologia. Ex-Vice-Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Ex- Presidente e Diretora Técnico-científica da Associação Brasileira de Gerontologia/RS. Ex Conselheira do Conselho Municipal do Idoso de Ivoti e do Conselho Estadual do Idoso do Rio Grande do Sul. Participou da Rede Fibra de pesquisa. No Núcleo de Atendimento Psicológico de Novo Hamburgo atua como psicóloga e coordena o Espaço de Gerontologia. Atualmente participa do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. È professora titular do curso de psicologia, Docente, orientadora e pesquisadora do Curso de Mestrado em Psicologia e do Pós Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Comitê Assessor de INTERDISCIPLINAR da FAPERGS. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Gerontologia. Bolsa de Produtividade CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, envelhecimento bem-sucedido, processo de envelhecimento, desenvolvimento ao longo da vida, avaliação psicológica, inclusão social e qualidade de vida. (Texto informado pelo autor

Publicado
2025-04-30
Seção
Ciências da Saúde