OS BENEFÍCIOS DO MATERIAL EXPERIMENTAL ELABORADO PARA AS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA DA ETNIA XAVANTE NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA DA RESERVA SÃO MARCOS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS – MT.

  • Cristina Alves Moreira Centro Universitário do Vale do Araguaia UNIVAR
  • Demilson Tsa’etewawe Tepãirã
  • Josiani Alves Moreira
Palavras-chave: Educação Infantil Indígena; Material Didático Experimental; Interculturalidade.

Resumo

Este estudo aborda a implementação de material didático experimental na educação infantil indígena em Barra do Garças, analisando sua adequação cultural e impacto no processo educativo. A pesquisa descritiva-exploratória, utilizando métodos quanti-qualitativos, foi empregada para avaliar a eficácia do material em promover a identidade cultural, facilitar a aprendizagem da língua materna e estimular o desenvolvimento cognitivo. Foram aplicadas técnicas de observação, entrevistas e questionários a professores indígenas, cujos resultados indicaram uma aceitação positiva do material, com destaque para sua capacidade de integrar-se às práticas educativas tradicionais. O estudo conclui que, apesar dos desafios, o material didático experimental contribui significativamente para uma educação mais inclusiva e respeitosa às diversidades culturais, sugerindo recomendações para futuras implementações e pesquisas.

Publicado
2025-08-25
Seção
Ciências Humanas