OS BENEFÍCIOS DO MATERIAL EXPERIMENTAL ELABORADO PARA AS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA DA ETNIA XAVANTE NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA DA RESERVA SÃO MARCOS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS – MT.
Resumo
Este estudo aborda a implementação de material didático experimental na educação infantil indígena em Barra do Garças, analisando sua adequação cultural e impacto no processo educativo. A pesquisa descritiva-exploratória, utilizando métodos quanti-qualitativos, foi empregada para avaliar a eficácia do material em promover a identidade cultural, facilitar a aprendizagem da língua materna e estimular o desenvolvimento cognitivo. Foram aplicadas técnicas de observação, entrevistas e questionários a professores indígenas, cujos resultados indicaram uma aceitação positiva do material, com destaque para sua capacidade de integrar-se às práticas educativas tradicionais. O estudo conclui que, apesar dos desafios, o material didático experimental contribui significativamente para uma educação mais inclusiva e respeitosa às diversidades culturais, sugerindo recomendações para futuras implementações e pesquisas.
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