Perfil dos profissionais de enfermagem da Atenção Básica frente à prevenção, tratamento e reabilitação pré e pós-mastectomia
Resumo
O Câncer de Mama representa problema de saúde pública, sendo a principal neoplasia no gênero feminino. O diagnóstico tardio é a principal causa de mortalidade e acontece pela baixa adesão às medidas preventivas, resultando em tratamentos traumáticos para a mulher no ambiente familiar e social, a Mastectomia. Considerando as consequências psicofísicas deste procedimento, torna-se necessário acompanhamento profissional qualificado que atenda às necessidades das mulheres em todos os estágios de curso da doença. Assim, este trabalho objetiva conhecer o perfil dos profissionais de enfermagem da atenção primária frente às medidas preventivas, ao tratamento e à reabilitação de mulheres pré e pós- mastectomizadas. Foi feito uma pesquisa de campo com 09 profissionais de enfermagem responsáveis por Estratégias de Saúde da Família, por meio de um questionário semiestruturado com perguntas voltadas para a assistência de enfermagem nos períodos pré e pós- mastectomia. O público predominante foi mulheres com tempo de conclusão da faculdade de enfermagem variando entre 1 e 25 anos, com tempo de atuação prevalente entre 7 e 9 anos, a maioria confirmou o aprendizado sobre o tema durante a graduação e realizam prevenção principalmente por educação em saúde; grande parte nunca assistiu mulheres mastectomizadas e/ou com a neoplasia, e aquelas que assistiram não receberam feedback pela contra referência. Contudo, percebe-se que a falta de conhecimento teórico-prático na assistência de enfermagem à mulheres que desenvolveram o Câncer de Mama pode prejudicar a qualidade e a resolutividade das ações de saúde na recuperação física e psicológica de pacientes vítimas desta neoplasia.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.