METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DOS INSETOS NO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DOS INSETOS NO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Ensino inovador. Ciências da Natureza. Insetos.

Resumo

O artigo é uma revisão integrativa de literatura sobre o uso de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de conteúdos relacionados aos insetos para estudantes do Ensino Fundamental. Foram selecionados e analisados oito estudos que abordam práticas didáticas interativas e contextualizadas. Os resultados indicam que essas estratégias não apenas despertam o interesse e a motivação dos estudantes, mas também favorecem a compreensão de conceitos científicos e a valorização da biodiversidade. Os artigos selecionados destacam a aplicação de diversas metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Problematizadora Hands-on, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa, Debates, e Aprendizagem Visual. Observou-se que a inserção de recursos lúdicos no ensino de Ciências contribui para superar a fragmentação e limitações do ensino tradicional, promovendo um maior engajamento dos alunos. O papel dos professores é essencial nesse processo, demandando formação continuada e incentivo à inovação pedagógica.

Biografia do Autor

Isabela Borges Paluch

Graduanda em Pedagogia UFPR

Publicado
2025-08-11
Seção
Ciências Humanas