METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DOS INSETOS NO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DOS INSETOS NO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O artigo é uma revisão integrativa de literatura sobre o uso de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de conteúdos relacionados aos insetos para estudantes do Ensino Fundamental. Foram selecionados e analisados oito estudos que abordam práticas didáticas interativas e contextualizadas. Os resultados indicam que essas estratégias não apenas despertam o interesse e a motivação dos estudantes, mas também favorecem a compreensão de conceitos científicos e a valorização da biodiversidade. Os artigos selecionados destacam a aplicação de diversas metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Problematizadora Hands-on, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa, Debates, e Aprendizagem Visual. Observou-se que a inserção de recursos lúdicos no ensino de Ciências contribui para superar a fragmentação e limitações do ensino tradicional, promovendo um maior engajamento dos alunos. O papel dos professores é essencial nesse processo, demandando formação continuada e incentivo à inovação pedagógica.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.