URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO

O BEM-ESTAR ANIMAL

  • Flávia Moura de Sousa UFG
  • Camille Vitória Martinelli Sales UFG
Palavras-chave: Cinco liberdades; Mecanização do Campo; Meio Ambiente.

Resumo

Este estudo visa analisar como a crença na superioridade humana e a busca por lucros excedentes do mundo capitalista contemporâneo, podem afetar negativamente o ecossistema no geral. Focando, sobretudo, nos reflexos desses prejuízos à vida e no bem-estar animal, baseado especialmente nas cinco liberdades que tornam os animais livres de: sede e fome; dores, ferimentos e doenças; desconfortos; medos e estresse; além de se sentirem livres para expressarem seu comportamento natural. Para tanto, a opção metodológica adotada se baseou na revisão bibliográfica e documental acerca do tema em questão. Visando indicar e fazer uma breve análise das possíveis estratégias desenvolvidas para garantir ou pelo menos buscar o estado de bem-estar dos animais independentemente de suas espécies. 

Biografia do Autor

Flávia Moura de Sousa, UFG

Tem experiência na área de Medicina Veterinária em cuidados de animais de pequeno e grande porte, com ênfase em Medicina Veterinária. Atualmente participa dos Projetos de Extensao: 1) Programa de Atendimento à Egressos em Estágios de Reciclagem em Anatomia Animal; 2) Preparação de Peças Anatômicas ao Alcance de Entidades de Ensino do ICB/EVZ UFG (2024-Atual). Participou do Projeto de Extensao: Controle Sanitario e Atendimento Clinico-Cirurgico de Cavalos Carroceiros da Região Metropolitana de Goiânia e Educação Sanitária de seus Tutores na EVZ-UFG (2024). 

Camille Vitória Martinelli Sales, UFG

Estudante de graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Goiás (UFG). Participou da ação de extensão "Controle sanitário eatendimento clínico-cirúrgico de cavalos carroceiros da região netropolitana de Goiânia e educação sanitária de seus tutores", onde aprendeu sobre curativos, tratamentos e manejo com os animais. Atualmente, faz parte do Projeto de Extensão: Preparação de peças anatômicas ao alcance de entidades de ensino (ICB-UFG). 

Publicado
2025-12-03
Seção
Ciências Agrárias