A contribuição dos traços artísticos na alfabetização

  • GERSILEIDE PAULINO DE AGUIAR VILELA UNIVAR
  • GERCILAINE ANTONIETA PAULINO DE AGUIAR UNIVAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO ARAGUAIA
  • RAYRA SANY DIAS CORREA
Palavras-chave: Desenho, Psicomotricidade, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar acerca dos benefícios que o desenho pode proporcionar para o aluno desde o início da linguagem até a alfabetização. Essa análise discute sobre o desenvolvimento criativo, psíquico motor e entre outros, de modo a compreender que a ilustração gráfica pode gerar interações sociais, interesses ao realizar atividades, resultando-se como auxílio na apreensão de saberes na alfabetização. O referencial metodológico adotado nessa pesquisa se fixa na perspectiva de investigação qualitativa e quantitativa. A pesquisa contou com 4 (quatro) professoras que atuam na Educação Infantil em especial no jardim I e II, e para a coleta de dados utilizou-se o questionário e a observação em sala de aula. Os resultados apontaram que o desenho juntamente com a arte pode contribuir na psicomotricidade e pode exteriorizar a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

RAYRA SANY DIAS CORREA

Graduada em Pedagogia pelo UNIVAR - Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Publicado
2021-04-05
Seção
Ciências Humanas