A contribuição dos traços artísticos na alfabetização
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar acerca dos benefícios que o desenho pode proporcionar para o aluno desde o início da linguagem até a alfabetização. Essa análise discute sobre o desenvolvimento criativo, psíquico motor e entre outros, de modo a compreender que a ilustração gráfica pode gerar interações sociais, interesses ao realizar atividades, resultando-se como auxílio na apreensão de saberes na alfabetização. O referencial metodológico adotado nessa pesquisa se fixa na perspectiva de investigação qualitativa e quantitativa. A pesquisa contou com 4 (quatro) professoras que atuam na Educação Infantil em especial no jardim I e II, e para a coleta de dados utilizou-se o questionário e a observação em sala de aula. Os resultados apontaram que o desenho juntamente com a arte pode contribuir na psicomotricidade e pode exteriorizar a aprendizagem dos alunos.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.