Educação especial e inclusiva
estudos de caso em escolas da cidade de Bom Jardim de Goiás (GO)
Resumo
Com intuito de transpor os valores da educação tradicional, a educação especial e inclusiva surge com objetivo de formular novas políticas e reorganizar o processo de aprendizagem, visando uma educação igualitária. Objetivou-se nesse estudo, investigar o contexto da educação especial e inclusiva em escolas da cidade de Bom Jardim de Goiás (GO), verificar, por meio de estudo de caso, como acontece na prática, a educação especial e inclusiva nessas escolas e verificar se os recursos disponíveis são adequados e se os profissionais são preparados para a realização da aprendizagem especial. A pesquisa foi realizada mediante preenchimento de questionário por parte dos profissionais responsáveis pelos alunos especiais, focos da pesquisa. Foi possível observar que a educação especial e inclusiva acontece de fato na prática nas escolas analisadas, com qualidade, eficiência e competência dos gestores educacionais, mas necessita de adequações da estrutura escolar para se alcançar melhores resultados de aprendizagem.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.