O percurso da educação inclusiva e suas perspectivas no estado de Mato Grosso
Resumo
O objetivo geral é analisar a evolução conceitual e das legislações da educação inclusiva dentro do período histórico no qual está inserida, com atenção às perspectivas atuais para o estado de Mato Grosso. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e dentro dessa perspectiva, a foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica. Como resultado, foi possível constatar que as perspectivas para a Educação Inclusiva no estado de Mato Grosso, podem ser boas, desde que haja uma transposição do discurso para a prática e que as condições necessárias para a consolidação da Educação Inclusiva decorrem da construção de instrumentos e ações que deem sustentação aos princípios já delineados no suporte legal que referencia o sentido da inclusão.
Os direitos de autoria dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, com a revista detendo os direitos de primeira publicação. Devido à sua disponibilidade em uma revista de acesso público, os artigos estão disponíveis para uso gratuito em contextos educacionais, práticos e governamentais, com atribuições apropriadas. É essencial conceder o devido crédito aos autores e à fonte, incluir um link e indicar se ocorreram modificações. Nestas circunstâncias, não é necessário obter permissão dos autores ou editores. Os autores têm a liberdade de estabelecer acordos adicionais independentes para a distribuição não exclusiva da versão publicada deste trabalho, como a publicação em um repositório institucional ou a inclusão em um capítulo de livro.