http://revista.sear.com.br/rei/issue/feedRevista Eletrônica Interdisciplinar2025-06-16T14:54:03+00:00Tatiana Lima de Melorevista@univar.edu.brOpen Journal Systemshttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/766TRABALHO PRECÁRIO DA ENFERMAGEM FRENTE A ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA2025-06-16T14:53:52+00:00Joelson dos Santos Almeidajoelsonalmeida2011@gmail.comEduarda Vitória Lima de Oliveiraeduardalima126@gmail.comFrancisco Lucas Aragão Freireflucasfreire975@gmail.comLara Escarlete Miranda de Souzalaraescarletemdesouza@aluno.uespi.brAlyce Irene da Silva Gomesalycegomes@hotmail.comTallys Newton Fernandes de Matostallysnfm@gmail.comCidianna Emanuelly Melo do Nascimentocidianna.emanuelly@uece.brJosé Jackson Coelho Sampaiojose.sampaio@uece.br<p>Este trabalho tem como objetivo investigar o trabalho precário no contexto da enfermagem frente à atenção psicossocial. Trata-se de revisão integrativa da literatura de abordagem qualitativa. Foram incluídos estudos publicados em português, inglês e espanhol com recorte temporal de 2014-2024 em seis bases de dados. De 701 artigos, 16 foram elegíveis constatou-se que o trabalho precário está presente entre os enfermeiros nas diversas modalidades de atenção à saúde mental. Foram apontados os elementos que constituem o trabalho precário, enfermidades associadas ao trabalho como a síndrome de <em>Burnout </em>resultante de múltiplos fatores, insatisfação salarial, insuficiência de qualificação profissional, problemas estruturais, falhas nos processos organizacionais, riscos ocupacionais, dificuldades de relação interpessoal, ausência de capacitação e desmotivação com a gestão dos serviços de saúde mental devido ao não atendimento às demandas dos enfermeiros. O trabalho precário torna-se evidente frente ao trabalho dos enfermeiros nos serviços de saúde mental, sendo urgente a reversão deste fenômeno para promover condições de trabalho favoráveis e incentivar a promoção da saúde mental dos profissionais.</p>2025-06-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/803APRESENTAÇÃO DE HISTÓRIA2025-06-16T14:53:54+00:00Edilene Pereira de Azevedo Lizziazevedolizziedilene@gmail.comElisandrea Moreira Lopeselisandrealopesbg66@gmail.comGleice Kelly Souza da Costagleicekelly18@hotmail.comEliane de Paula Cunhaelianepaulacunha@gmail.comMichele Sousa Santanamiichasantana@gmail.com<p>O objetivo desse relato de experiência, é abordar um projeto focado no desenvolvimento da consciência ambiental e na promoção da importância da preservação e combate às queimadas. Foi implementado com alunos do primeiro ano do ensino fundamental C.M.E.B. Dona Delice Farias dos Santos de Barra do Garças- MT. O projeto visou introduzir conceitos de preservação ambiental o impacto das queimadas de maneira acessível e envolvente. Utiliza-se uma abordagem lúdica e interativa, adaptada à faixa etária dos alunos, que inclui: Atividades Práticas: Oficinas de arte e jogos educativos que ajuda os alunos a entender os conceitos de preservação e as consequências das queimada dessa forma divertida e criativa. A combinação de metodologias lúdicas, integração curricular, experiências práticas e engajamento comunitário mostrou-se fundamental para educar as crianças sobre a importância da preservação e do combate às queimadas. Os resultados obtidos indicam que práticas educativas bem planejada e adaptadas à faixa etária podem ter um impacto significativo na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. O combate às queimadas é especialmente relevante para prevenir a degradação dos ecossistemas e proteger a qualidade de vida. Educar crianças sobre esses temas desde cedo é crucial para formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com práticas ambientais responsáveis. O projeto proporcionou uma base sólida para que os alunos entendam e adotem comportamentos sustentáveis.</p>2025-06-16T14:32:42+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/804APRESENTAÇÃO DOS DESENHOS RELACIONADOS A NATUREZA E A IMPORTÂNCIA DA PRESEVAÇÃO AMBIENTAL2025-06-16T14:53:55+00:00Gleice Kelly Souza da Costagleicekelly18@hotmail.comElisandrea Moreira Lopeselisandrealopesbg66@gmail.comEdilene Pereira de Azevedo Lizziazevedolizziedilene@gmail.comEliane de Paula Cunhaelianepaulacunha@gmail.comMichele Sousa Santanamiichasantana@gmail.com<p>O objetivo desse relato de experiência é de desenvolver um projeto focado na busca do desenvolvimento dos alunos a consciência crítica sobre o meio ambiente e os impactos das ações humanas, promovendo comportamentos responsáveis e sustentáveis. Para crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, no C.M.E.B Dona Delice Farias dos Santos no município de Barra do Garças MT, e a compreensão sobre questões queimada ambiental deve ser abordada de forma simples e lúdica. Devendo ser integrada ao currículo de forma transversal e participativa, envolvendo práticas que permitam aos alunos perceberem o seu papel na preservação e cuidado com o meio ambiente. Aprimorando a consciência ambiental e a capacidade de expressão artística dos alunos do através da produção de desenhos e cartazes que retratem o impacto das queimadas, promovendo a compreensão do problema e incentivando atitudes de cuidado e preservação do meio ambiente.</p>2025-06-16T14:36:55+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/809BARRA DO GARÇAS2025-06-16T14:53:56+00:00Ana Paula dos Santos Rêgo Silva anapauladossantosrego1@gmail.comJoyce Sales Longuinhojoycesales525@gmail.comLeda Victor de Oliveira ledavictoroliveira@gmail.comLuciene Inácio Rodriguesproflucieneinacio@gmail.comVanessa Moreira Victor Oliveiravanessamoreiravictor94@gmail.com<p>Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento e os resultados de um projeto interdisciplinar realizado com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no Centro Municipal de Educação Básica Professora Elizabeth Sanchez Lacerda, localizado em Barra do Garças, Mato Grosso. O projeto foi concebido em comemoração ao 76º aniversário da cidade, com o propósito de aproximar os alunos de sua história, cultura e identidade local, tendo o hino municipal como recurso pedagógico central. A abordagem interdisciplinar envolveu a integração de conteúdos de história, língua portuguesa e artes, proporcionando aos alunos uma vivência pedagógica rica em estímulos à leitura, interpretação, e expressão oral e escrita. As atividades propostas, que incluíram análise de textos históricos, produções artísticas e rodas de conversa, culminaram em uma apresentação final destinada à comunidade escolar. Essa experiência pedagógica contribuiu significativamente para o fortalecimento do senso de pertencimento e da identidade cultural dos alunos, promovendo o engajamento com o patrimônio histórico e cultural de sua cidade.</p>2025-06-16T14:47:14+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/813BARRA DO GARÇAS2025-06-16T14:53:57+00:00Ana Paula dos Santos Rêgo Silvaanapauladossantosrego1@gmail.comJoyce Sales Longuinhojoycesales525@gmail.comLeda Victor de Oliveiraledavictoroliveira@gmail.comLuciene Inácio Rodriguesproflucieneinacio@gmail.comVanessa Moreira Victor Oliveiravanessamoreiravictor94@gmail.com<p>O projeto interdisciplinar <em>"Barra do Garças: Um Olhar Multidisciplinar sobre a História e Cultura"</em>, desenvolvido com alunos do 5º ano do CMEB Waldiza Rêgo Flores Lopes, integrou atividades de leitura, interpretação textual e matemática para explorar a história e os atrativos turísticos do município, além de geografia, com a localização da cidade no estado e no país, e história, abordando a formação e o desenvolvimento local ao longo do tempo. Para tornar o ensino mais dinâmico, os professores utilizaram a Inteligência Artificial na criação de materiais, incluindo o poema <em>"Barra do Garças, Região de Encantos"</em>. A metodologia envolveu análise de imagens históricas, debates sobre fatos locais e resolução de problemas matemáticos contextualizados. Os resultados evidenciaram um aprendizado significativo, com maior valorização da cultura local, desenvolvimento da oralidade e fortalecimento da autoestima dos alunos. A interdisciplinaridade permitiu conexões entre diferentes áreas do conhecimento, tornando o ensino mais envolvente. Além disso, o contato com as belezas naturais de Barra do Garças despertou a conscientização ambiental dos estudantes. O projeto demonstrou a importância de metodologias inovadoras no ensino, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado.</p>2025-06-16T14:51:47+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/810FLORESCER DE IDEIAS - EXPLORANDO A PRIMAVERA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO ATRAVÉS DAS ARTES E LINGUAGENS2025-06-16T14:53:58+00:00Ana Paula dos Santos Rêgo Silvaanapauladossantosrego1@gmail.comJoyce Sales Longuinhojoycesales525@gmail.comLeda Victor de Oliveiraledavictoroliveira@gmail.comLuciene Inácio Rodriguesproflucieneinacio@gmail.comVanessa Moreira Victor Oliveiravanessamoreiravictor94@gmail.com<p>O projeto “Florescer de Ideias” foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I, utilizando a temática da primavera para promover o desenvolvimento de competências cognitivas, artísticas e linguísticas. As atividades realizadas incluíram música, pintura, colagem, e o estudo de um poema. Os alunos exploraram as cores, formas e sons da primavera enquanto desenvolviam habilidades de leitura, escrita e expressão corporal, criando um ambiente de aprendizagem lúdico e criativo. O projeto incentivou a participação ativa, a cooperação e a valorização da natureza, despertando nos alunos uma nova sensibilidade em relação às mudanças do ambiente ao seu redor.</p>2025-06-16T14:48:46+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/805PERSPECTIVAS INFANTIS SOBRE AS QUEIMADAS2025-06-16T14:53:58+00:00Elisandrea Moreira Lopeselisandrealopesbg66@gmail.comEdilene Pereira de Azevedo Lizziazevedolizziedilene@gmail.comGleice Kelly Souza da Costagleicekelly18@hotmail.comEliane de Paula Cunhaelianepaulacunha@gmail.com<p>O presente trabalho tem como objetivo compreender as causas, consequências e possíveis soluções para as queimadas. Para isso, o relato será pautado em identificar as principais causas dos incêndios, reconhecer as consequências ambientais e sociais e discutir possíveis prevenções para evitar queimadas, foram realizadas atividades práticas e lúdicas. As crianças participaram de um experimento com fogo controlado, em seguida, realizaram <strong>desenhos</strong> comparando paisagens antes e depois de uma queimada. Isso as ajudou a visualizar os impactos negativos no ambiente. Essas atividades aproximaram os alunos do tema abordado, promovendo conscientização ambiental de maneira significativa e prática. O resultado foi uma maior compreensão sobre as causas e consequências das queimadas e uma reflexão sobre como podemos ajudar a proteger o meio ambiente. As queimadas no Brasil são causadas principalmente pelo desmatamento, práticas agrícolas inadequadas e mudanças climáticas. Esses incêndios afetam biomas como a Amazônia e o Cerrado, resultando em perda de biodiversidade, degradação dos solos, poluição do ar e alterações climáticas. As consequências impactam não só o meio ambiente, mas também as populações locais, que enfrentam problemas de saúde e perda de fontes de subsistência. Soluções incluem a fiscalização rigorosa, políticas públicas de preservação, práticas agrícolas sustentáveis e educação ambiental.</p>2025-06-16T14:39:18+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/812PRIMAVERA CRIATIVA- EXPLORANDO AS ESTAÇÕES COM IMAGINAÇÃO E ARTE2025-06-16T14:53:59+00:00Ana Paula dos Santos Rêgo Silvaanapauladossantosrego1@gmail.comJoyce Sales Longuinhojoycesales525@gmail.comLeda Victor de Oliveiraledavictoroliveira@gmail.comLuciene Inácio Rodriguesproflucieneinacio@gmail.comVanessa Moreira Victor Oliveiravanessamoreiravictor94@gmail.com<p>Este relato de experiência trata da temática Primavera Criativa que considera a importância da chegada da primavera na Educação Infantil para favorecer o desenvolvimento das crianças nessa época do ano, promovendo o aprendizado lúdico sobre a primavera. Através de atividades interdisciplinares, as crianças exploraram a natureza, a expressão oral, corporal e musical, culminando em uma apresentação teatral. O objetivo deste é relatar uma experiência de prática lúdica de ensino vivenciada com uma turma de crianças de quatro anos. A atividade teve a duração de 30 minutos, envolveram entorno de 22 crianças do CMEI Professora Esmeralda Gomes de Carvalho. A atividade foi realizada com base em sugestões no curso presencial IA Inteligência Artificial, se aliado ao planejamento docente e utilizado com intencionalidade.</p>2025-06-16T14:50:16+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/806QUEIMADAS2025-06-16T14:54:00+00:00Eliane de Paula Cunhaelianepaulacunha@gmail.comEdilene Pereira de Azevedo Lizziazevedolizziedilene@gmail.comElisandrea Moreira Lopeselisandrealopesbg66@gmail.comGleice Kelly Souza da Costagleicekelly18@hotmail.com<p>Este relato de experiência busca descrever uma análise detalhada do projeto "Queimadas: Causas, Consequências e Soluções" que foi desenvolvido com alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental, no CMEB. Dona Delice Farias dos Santos, em Barra do Garças-MT, na 2º quinzena de setembro do ano de 2024. com o intuito de abordar um tema atual e relevante para a formação ambiental dos estudantes, o projeto iniciou com uma roda de conversa e contação de história, onde os alunos foram convidados a compartilhar o que já sabiam sobre queimadas. Utilizamos vídeos curtos e ilustrações para introduzir as causas e consequências, estimulando a curiosidade e o diálogo. O entusiasmo foi visível, as crianças mostraram interesse em entender como isso afeta o meio ambiente, a vida animal e humana. Os alunos criaram cartazes e desenhos representando as consequências das queimadas e possíveis soluções. Permitindo que os estudantes expressassem suas ideias de maneira criativa, foi apresentado na acolhida para toda a escola uma peça de teatro, eles assumiram diferentes papéis, representando a natureza, animais e seres humanos, a participação ativa nas atividades lúdicas e práticas contribuiu para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.</p>2025-06-16T14:41:22+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/808RELATO DE EXPERIÊNCIA - PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA DIVULGAÇÃO CULTURAL E ORGANIZAÇÃO DE EVENTO DE RECITAÇÃO DE POESIAS COM O USO DO CANVA2025-06-16T14:54:01+00:00Regiane Dutra Rompa Cardosoregisdutra.r@gmail.com<p>Este relato aborda o protagonismo estudantil na divulgação cultural e na organização de um evento de recitação de poesias, utilizando o CANVA. Realizado no segundo semestre em uma escola pública de ensino médio, o projeto buscou engajar os estudantes na criação de peças gráficas e na coordenação de um evento cultural. Ao longo do processo, os alunos desenvolveram habilidades de design digital, planejamento e trabalho em equipe, além de explorar a diversidade cultural por meio da poesia. As reflexões destacam a importância do uso de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo.</p>2025-06-16T14:44:25+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinarhttp://revista.sear.com.br/rei/article/view/807VERSOS DO ARAGUAIA2025-06-16T14:54:02+00:00Danilaura Gama dos Santosdanilauragama@hotmail.comIslane Souza Pereiraislanesp.prof@gmail.comValéria Ramos dos Santosvaleriaramosantos@hotmail.com<p>O presente relato vem apresentar o desenvolvimento do projeto "Versos do Araguaia" no Centro Municipal de Educação Básica Federico Toscani em Barra do Garças - MT. O projeto destaca a literatura de cordel como uma valiosa manifestação cultural que espelha a história e a identidade da Região do Vale do Araguaia. A iniciativa envolveu alunos do 4º e 5º ano do CMEB Federico Toscani em atividades que promoveram uma análise crítica do cordel, integrando disciplinas como Língua Portuguesa, História, Ciências, Arte e Geografia. A interdisciplinaridade presente no projeto enriqueceu a aprendizagem, permitindo que os alunos vissem as conexões entre diferentes saberes. Os estudantes foram estimulados a produzir cordéis que ilustravam a cultura, a fauna e a flora locais, refletindo sobre temas pertinentes a suas realidades. A abordagem metodológica incluiu leituras, debates e pesquisas, culminando em uma exposição cultural que engajou a comunidade escolar e as famílias, ressaltando a relevância da participação dos familiares no processo educativo. A literatura de cordel se configura como um espaço de resistência cultural, possibilitando que vozes marginalizadas sejam ouvidas e questões sociais sejam abordadas. A exposição não apenas destacou as criações dos alunos, mas também fortaleceu os laços entre a escola e a comunidade. O projeto contribuiu para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, fundamentado por autores como Fernandes (2020), Pereira (2018), Silva (2019), Costa (2019), Oliveira (2021) e Martins (2022).</p>2025-06-16T14:42:58+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Interdisciplinar